SAÍDA DE MESTRE DO LÍDER COACH - COMO SE LIVRAR DO ESTRESSE NO AMBIENTE CORPORATIVO



Data: Apr 18, 2016   |   Cathegory: Press



EM 15/04/2016, A REVISTA EXAME.COM PUBLICOU A MATÉRIA "SAÍDA DE MESTREDO LÍDER COACH - COMO SE LIVRAR DO ESTRESSE NO AMBIENTE CORPORATIVO", DESTACANDO A PESQUISA REALIZADA PELO INSTITUTO DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO DA MENTE (IPOM) ONDE REVELA QUE MAU HUMOR DE CHEFE E COLEGA É MAIOR CAUSA DE ESTRESSE NO TRABALHO.

"O estresse é nada mais do que sua incapacidade de lidar com as adversidades da vida. Aumente seu tamanho, conheça seus pontos de melhoria e desenvolva-se a ponto de nada externo lhe afetar. Aí não haverá mais estresse." Fabio Santana

Em uma rápida pesquisa sobre números relacionados com o estresse no ambiente corporativo, a VOLV Coaching - Treinamentos Corporativos, Palestras e Coaching - identificou alguns números mais que surpreendentes. Dá só uma olhada nisso:

>>> Estima-se que no Brasil 3,5% do PIB é perdido com custos relacionados ao estresse no ambiente de trabalho.

>>> Pesquisas indicam que cerca de 70% dos trabalhadores no Brasil estão estressados.

>>> Em uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente, registrou-se que o motivo que mais causa estresse entre os brasileiros (38%) é a convivência com chefes e colegas agressivos ou mal humorados.

Impressionante não é mesmo? Com isso fica muito claro o quanto o estresse impacta na produtividade e resultados de uma empresa. E ouvimos muita gente dizendo que o estresse é algo novo, porém não é.

Em 1926, Hans Selye utilizou o termo estresse pela primeira vez, onde definiu o estresse como "um conjunto de reações que o organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço para adaptação". Essa definição veio de sua observação de que muitas pessoas que sofriam de várias doenças reclamavam dos mesmos sintomas como, por exemplo, falta de apetite, pressão alta, desânimo e fadiga.

E o que o estresse realmente causa de danos para o ser humano? A lista de prejuízos é grande, dá uma olhada:

>>> Compromete o sistema imunológico
>>> Pode causar inflamações nos ligamentos e tendões
>>> Diminuição da capacidade cerebral
>>> E centenas de outros prejuízos...

O ponto chave aqui é: como evitar o estresse? Como criar um ambiente de trabalho leve, harmônico?

Grande parte dessa responsabilidade obviamente está com cada profissional, que deve fazer muito bem sua parte, porém existe um papel dentro da empresa que não pode faltar, que é o Líder, ou melhor, o Líder Coach.

Esse é o camarada que vai conhecer muito bem sua equipe, colocar as pessoas certas na posição certa, motivar a equipe, estar junto, direcionar as pessoas, ajudar na capacitação, ouvir quando necessário, usar suas técnicas de Coaching para traçar metas e objetivos com os profissionais, e assim por diante.

O Líder Coach deve ter em mente alguns *princípios fundamentais contra o estresse, e obviamente disseminar e construir isso com todos os profissionais de sua equipe, como por exemplo:

>>> Tem a consciência que nem sempre as preocupações se tornam em problemas reais.
>>> Aprender com os erros é o melhor caminho. Aceitar seus defeitos também é fundamental.
>>> Fazer pausas para descanso durante o dia.
>>> Ter momentos de alegria e descontração no ambiente de trabalho, de forma equilibrada
>>> Ajudar os amigos de trabalho
>>> Não ser muito rígido consigo mesmo. Equilíbrio é o caminho.
>>> Não fazer tempestade em um copo de água. Calma, no fim tudo dará certo.

(Fonte desses princípios: Instituto Francês para Controle de Ansiedade e Stress e Fundação Gurdjieff)

Além da construção desses princípios, é fundamental que o Líder Coach e toda sua equipe tenham suas técnicas para evitar, ou diminuir o estresse no ambiente corporativo. Afinal de contas, cerca de 35% do dia nós passamos dentro do ambiente de trabalho. Abaixo algumas dicas:

>>> Planejamento e Antecipação: a falta de planejamento pode causar muito estresse no ambiente de trabalho. É o famoso "apagar incêndios". Quanto mais planejado for o dia / semana de trabalho, menos imprevistos poderão acontecer.

>>> Crie um ambiente de trabalho alegre: imagine o profissional ficar 8 ou 10 horas dentro de um ambiente de trabalho pesado, desarmônico, com pessoas chatas e bravas. Terrível não é? Pois é, isso acontece em grande parte das empresas. Aí novamente entra o papel do Líder Coach em criar um ambiente alegre e motivador. Isso traz momentos de felicidade, o que deixa o estresse bem longe.

>>> Divida suas dificuldades com os amigos: se você está com dificuldades para executar uma tarefa, peça ajuda aos amigos. Essa relação de confiança deve ser estabelecida no ambiente corporativo. E quanto aos problemas pessoais, tenha também um amigo para que você possa abrir seu coração. Só lembrando mais uma vez no equilíbrio.

>>> Cuidar da saúde e alimentação: obviamente que uma alimentação saudável e exercícios físicos contribuem muito para uma alta qualidade de vida. Isso também ajuda a reduzir o estresse.

>>> Evite competições: entrar em uma reunião de trabalho e defender com unhas e dentes seu ponto de vista, somente para sair "vencedor" daquela conversa, é atitude de gente fraca. Nunca discuta para vencer, mas sim para elucidar. Ninguém é melhor que ninguém, todos somos iguais e temos os mesmos potenciais. E cada pessoa enxerga um objetivo de uma forma diferente, e qual forma está correta? Quem somos nós para julgar? Isso é humildade. Faça seu melhor, e no tempo certo e na hora certa será reconhecido, mesmo que seja um reconhecimento somente seu com você mesmo.

 

Confira na íntegra.