CDL Alta Floresta – Mau humor de chefe e colega é maior causa de estresse no trabalho



Data: 26 de junio de 2013   |   Categories: Imprensa



Em 28/06/2013, o site da Câmara de Dirigentes Lojistas de Alta Floresta publicou a matéria “Mau humor de chefe e colega é maior causa de estresse no trabalho”, da psicoterapeuta e hipnóloga Myriam Durante. Confira!

Em segundo lugar vem o excesso de trabalho. Especialista recomenda pausas para relaxamento.

Mau humor de chefe e colega é maior causa de estresse no trabalho
Em segundo lugar vem o excesso de trabalho. Especialista recomenda pausas para relaxamento.

Pesquisa do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom) revela que o ambiente tenso e pouco amistoso é o que mais provoca estresse no ambiente corporativo. Das cerca de 1,5 mil pessoas consultadas entre maio de 2012 e maio de 2013, a maioria, 38%, respondeu que a convivência com chefes e colegas agressivos e mal-humorados é o principal causador.

Outros 23% afirmaram que o excesso de trabalho é o motivo, enquanto 18% dos entrevistados apontaram que é a pressão por resultados. Busca da perfeição (11%) e medo da demissão (7%) foram as outras respostas citadas.

Segundo a psicoterapeuta e presidente do Ipom, Myriam Durante, que coordenou a pesquisa, os dados comprovam que muitas empresas têm um ambiente nocivo à saúde. “Já havíamos feito uma pesquisa mais abrangente sobre o tema, mas decidimos focar no ambiente de trabalho em função do aumento das queixas dos consultados. Fomos investigar o que está por trás desse problema, que atinge cerca de 70% da população economicamente ativa do país”, explica a especialista.

Para amenizar o estresse em seu ambiente corporativo, segundo a especialista, as empresas podem adotar medidas simples e eficazes. “Recomendo palestras de auto-relaxamento, em que os colaboradores aprendem a aliviar a tensão acumulada. A solução encontrada por algumas empresas americanas foi criar espaços para que os funcionários pudessem relaxar, por um período de 20 minutos, sem hora marcada. Resultado: todos acordam mais produtivos, como se estivessem no início da jornada”, explica a psicoterapeuta.

Confira a matéria na íntegra: http://www.cdlaf.com.br/Noticias/6745/