Técnica – Hipnose



Categoria: Técnicas

Durante muito tempo a hipnose teve sua imagem distorcida pelo uso indevido de suas técnicas em programas de televisão, apresentações circenses e espetáculos teatrais.

Hipnose

Felizmente, com a contribuição da ciência, o uso da hipnose foi desmistificado e ela é vista atualmente como uma ferramenta moderna e eficaz.

A hipnoterapia é uma técnica milenar que permite o acesso a recursos do inconsciente para aumentar as capacidades pessoais, gerar mudanças comportamentais e estabelecer níveis profundos de comunicação. Esses recursos são as lembranças, compreensões e percepções que armazenamos em nossa mente ao longo da vida. E são eles os responsáveis, na maioria das vezes, por limitar nossos comportamentos e, até mesmo, por desenvolver problemas físicos.

Todas as terapias utilizam o estado de transe para acessar os recursos inconscientes, porêm de diversas maneiras. O transe hipnótico é um estado normal que nos acompanha toda a vida e nem sempre percebemos. É um momento em que você se volta para seu lado interno, seu inconsciente; indo para dentro de si mesmo, ajudado pelo terapeuta, que te orienta como respirar, como sentir o seu corpo, voltando-se assim para dentro de suas emoções. Vale lembrar que o paciente fica consciente durante todo o transe e não faz NADA contra a sua vontade.

Situações naturais de transe hipnótico acontecem diariamente em nossas vidas, o que acontece é que passamos por elas sem saber. Um exemplo é quando pegamos o carro e dirigimos até o trabalho, e só nós damos conta no momento em que chegamos lá. O que aconteceu nesse intervalo? Simplesmente entramos em transe, nos mantivemos conscientes o tempo todo, mas com a atenção, ou pensamento, em outro lugar; como se tivéssemos ligado o piloto automático da consciência para dirigir. Quando não conseguimos tirar os olhos da novela e não percebemos nada a nossa volta, também estamos vivenciando um transe hipnótico.

O uso da hipnose é suave e gera uma agradável sensação de relaxamento físico, mental e emocional. Além disso, ela é completamente segura e não apresenta nenhum efeito secundário. A hipnose acelera o processo da terapia convencional e encurta o tempo de tratamento, por este motivo ela também é conhecida como TERAPIA BREVE.

A hipnose tem sido aplicada com sucesso em adultos e crianças para promover mudanças de comportamento, superação de vícios e na terapia de distúrbios emocionais e psicossomáticos. Os exemplos mais comuns são: tratar a depressão, stress, timidez, sonambulismo, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), gagueira, fobias, insônia, obesidade, abandonar o fumo e a dependência química, aperfeiçoar a memória, aumentar a auto-estima, perder peso, mudar hábitos e comportamentos, eliminar a ansiedade, etc…

“Menosprezar a importância da Hipnose hoje em dia, representa, além de opor-se aos diversos relatórios elaborados por comissões especializadas no mundo inteiro, fechar os olhos aos recursos por ela oferecidos“

Revista Brasileira de Medicina
Myriam Durante
Psicoterapeuta



Entrevista TV Gazeta - Hipnose

Em 01/06/2012, a Myriam Durante participou do Programa Revista da Cidade, da TV Gazeta, com a entrevista “Hipnose e Síndrome de Pânico”, junto com sua paciente, Cristina Beltrão, que sofria de Síndrome de Pânico há mais de 20 anos e apresentou melhora significativa após o tratamento.