Orientação vocacional e vivência em empresas ajudam estudantes...



Data: Aug 19, 2015   |   Cathegory: Press



Em 18/08/2015 o Site Direcional Escolas, publicou a matéria "Orientação vocacional e vivência em empresas ajudam estudantes na escolha da carreira". Citando uma pesquisa feita pelo IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente.

Colégios de São Paulo preparam alunos para enfrentar a decisão da futura profissão e propõem até vivência no cotidiano de grandes empresas

A escolha errada do curso pode ser um dos motivos de descontentamento dos futuros universitários brasileiros. Todos os anos, pesquisas comprovam o aumento da insatisfação das pessoas com a vida profissional e também, por terem descoberto tardiamente que optaram por um curso com o qual não se identificam. Recentemente, um levantamento do IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente revelou que, a cada 10 profissionais, sete dizem estar insatisfeitos com a carreira ou emprego. A escola tem um papel fundamental no alívio dos anseios de muitos alunos que concluem o Ensino Médio e que têm dúvidas na hora de decidir a profissão.

O Colégio Franciscano Pio XII, instituição localizada no bairro do Morumbi, conta com uma disciplina, para o 2º ano do Ensino Médio, que auxilia o aluno em seu amadurecimento, para que sua escolha profissional seja feita de maneira mais consciente e eficaz. Segundo a professora de “Orientação Profissional e para o Trabalho”, Patricia Heidrich Prado, a metodologia utilizada em sala de aula favorece a autodescoberta e identifica interesses e habilidades dos estudantes, tornando o processo prazeroso para o jovem que enfrenta essa decisão. “Facilita o momento da escolha do aluno e na elaboração de seu projeto de carreira, para que ele alcance sua realização pessoal e profissional”, diz.

As aulas abrem espaço para informações referentes ao mercado de trabalho, profissões e empreendedorismo.  Alguns conteúdos trabalhados são o autoconhecimento, as influências e a autonomia nas escolhas, as projeções futuras e o presente, gostos, profissões do futuro, criatividade, trabalho em grupo, atitudes empreendedoras, assertividade, entre outros temas ligados ao processo de orientação profissional. “É importante levar o aluno a reconhecer seu grau de preocupação frente a esse dilema, aliviando angústias com relação à escolha. Auxilia na maturidade psicológica para realizar uma escolha acertada, ajudando-os a explorar suas potencialidades” afirma a professora.

O Colégio Mary Ward, instituição localizada no Tatuapé, aposta na orientação estimulando o aluno a buscar a realização pessoal e o bem da sociedade na busca de sua profissão. “A orientação é um momento de identificação de quem o aluno é, quais são seus sonhos, características, o despertar para as diferentes áreas e habilidades. Depois continuamos ao longo dos anos este trabalho, junto com palestras de profissionais e visitas em faculdades. Uma atividade interessante também são as oficinas oferecidas após as palestras, em que os alunos são estimulados a “trabalhar” em uma profissão”, afirma José Antonio Galiane, Coordenador Pedagógico do 9° ano ao Ensino Médio e Orientador Vocacional do Colégio Mary Ward. O Colégio integra a família dos alunos nesta tarefa e promove palestras com os próprios pais dos estudantes. “Além disso, abrimos espaço para que os alunos consigam esclarecer dúvidas e conhecer as características de cada faculdade com os professores para tirar a pressão social da escolha da profissão e universidade”.

No projeto “Conversa com profissionais”, os alunos do Ensino Médio do Colégio Humboldt, instituição bilíngüe e multicultural (português-alemão), participaram no primeiro semestre de palestras sobre a formação universitária, as competências pro­fissionais necessárias e as ofertas de trabalho com profissionais que atuam em diversas áreas do mercado de trabalho.

Neste semestre, eles terão a oportunidade de assumir um posto no mercado de trabalho, para muitos deles, o primeiro. No “Projeto Trabalho”, que já existe há 17 anos, os alunos poderão vivenciar durante uma semana o cotidiano de empresas para que conheçam a estrutura organizacional e hierárquica, os diversos departamentos, os processos de trabalho e a cultura organizacional, no próprio ambiente profissional. O projeto acontecerá em setembro deste ano e, em 2014, contou com a participação de grandes empresas, como HDI Seguros, Bayer S. A., Clínica Santa Isabella, Communica Brasil, Top Level Viagens e Turismo, Morumby Hotéis, Notas e Notícias Editora, Boyden do Brasil, Henkel, Editora Confiança, Emirates e Samtronic.

 

Confira na intergra: http://goo.gl/gDIqSK