APRENDIZ: SAIBA COMO GOSTAR DO SEU TRABALHO



Data: 23 de novembro de 2015   |   Categoria: Imprensa



EM 17/11/2015, O SITE BLASTING NEWS BRASIL, PUBLICOU A MATÉRIA "APRENDIZ: SAIBA COMO GOSTAR DO SEU TRABALHO"; DESTACANDO OS RESULTADOS DA PESQUISA REALIZADA PELO IPOM - INSTITUTO DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO DA MENTE.

Mudança de atitude pode contribuir para que as pessoas valorizem o seu trabalho atual.

Em 2014, nos meses de fevereiro e março, o Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM), entrevistou 1.340 pessoas na capital paulista e constatou que 65% dos entrevistados não gostam do seu trabalho. Em janeiro de 2015, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que a “taxa de desemprego no Brasil deve continuar crescendo nos próximos dois anos, atingindo 7,1% em 2016 e 7,3% em 2017”.

Essas duas realidades afetam a produtividade e a saúde mental daqueles que estão insatisfeitos com o seu trabalho. Mudanças de atitudes têm contribuído para que as pessoas executem seu trabalho com maior contentamento. A mudança inicia-se por não desvalorizar o trabalho atual e por encontrar a satisfação no mesmo.

Uma lista simples, porém, significativa, mostra como pessoas que realizam qualquer tipo de trabalho podem encontrar verdadeira satisfação no trabalho ao modificar sua atitude.

1) Ter um conceito positivo sobre o trabalho – contribui para:

Encarar o trabalho como uma maneira digna de cuidar das responsabilidades;

Sentir bem sucedido por garantir as necessidades materiais;

Aumentar a autoestima por não desistir.

2) Dar o melhor – contribui para:

Gostar mais do trabalho porque desenvolve habilidades necessárias para sua realização e aprende a fazê-lo bem.

3) Pensar em como trabalho realizado beneficia outros – contribui para:

Entender o porquê seu trabalho é necessário, ou o que aconteceria se ele fosse mal feito ou se não fosse feito;

Ter a satisfação de ver o benefício que ele traz a outras pessoas, tanto a empregadores e clientes, como a familiares - por prover as necessidades básicas como alimentação, roupa e moradia.

4) Fazer mais do que se espera – contribui para:

Sentir que está no controle da situação. Fazer o trabalho melhor, mais rápido, levando a sério os detalhes envolvidos – é uma escolha e não uma obrigação imposta.

5) Manter o equilíbrio no trabalho – contribui para:

Ser diligente no trabalho, mas não viciado - por gastar todo tempo e energia no trabalho;

Aproveitar os resultados dele;

Passar tempo com a família e os amigos.

Os passos acima revelam as coisas impressionantes que o corpo e a mente podem fazer para encontrar verdadeira satisfação pessoal no seu trabalho atual - quando se está disposto a mudar de atitude.

 

Confira na íntegra