"TÔ DE SACO CHEIO!"



Data: 16 de diciembre de 2015   |   Categories: Imprensa



EM 15/12/2015, O BLOG CONCURSEIRO SOLITÁRIO PUBLICOU A MATÉRIA "TÔ DE SACO CHEIO!", DESTACANDO OS RESULTADOS DA PESQUISA REALIZADA PELO IPOM - INSTITUTO DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO DA MENTE.

“Você está feliz no seu trabalho? Se a resposta for não, você faz parte de uma maioria preocupante no Brasil. O IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente) fez um estudo com 1340 pessoas em São Paulo e apontou que 7 entre cada 10 profissionais não estão estão satisfeitos com suas carreiras/empregos e gostariam de trocar de cargo/lugar onde trabalham. Desse total, 68% afirmaram se sentir capazes de exercerem cargos mais valorizados ou bem remunerados, mas se sentem vítimas de chefes injustos e de um sistema empresarial que não reconhece a meritocracia. Para completar a pesquisa, 65% das pessoas reconheceram que não gostam dos empregos que exercem, mas só continuam neles em função de questões financeiras, familiares ou por imposição da sociedade. Ou seja, muito mais que a metade dos entrevistados estão de saco cheio de seus trabalhos.”

Interessante como alguns sentimentos podem ser traduzidos de forma sintética e exata apenas com algumas expressões … “De saco cheio” entre elas. O mais engraçado é que essa expressão de origem lusitana por lá tem outro sentido … de ganhar dinheiro. No Brasil, a expressão define um estado de estresse misturado com cansaço, falta de paciência e exasperação … enfim, um estado de espírito que funciona de alerta para a pessoa, sinal de que alguma coisa não está legal e é preciso resolver antes de continuar.

Profissionais ficam de saco cheio. Concurseiros ficam de saco cheio. Artistas, políticos, atletas também. Ficar de saco cheio é algo que faz parte da jornada de qualquer pessoa. Até quem fica a toa chega uma hora em que fica … de saco cheio de não fazer nada.

Algumas épocas são mais propícias para a ocorrência do fenômeno do saco cheio … e estamos na mais propícia do ano, nas semanas que antecedem o natal e passagem do ano. Veja bem, tudo conspira para que fiquemos de saco cheio em dezembro. O clima de “o ano já acabou” é opressivo … apesar de ainda haverem algumas semanas para isso acontecer. Todo mundo só fala em férias, feriados, festas … apesar de que todo mundo ainda tem de trabalhar bastante até lá. A mídia fica saturada de apelos comerciais para consumir, oprimindo o coitado que está alijado das esferas consumistas pelo simples fatos de não terem grana para isso.

Concurseiros sofre … fato. Nessa época então, concurseiro sofre duplamente … triplamente. Cobranças sobram. Críticas então nem se fala. O mundo conspira para ferrar com a motivação e vontade de estudar dos pobres concurseiros. Todo mundo festejando … e o concurseiro estudando. Todo mundo comprando (ou fingindo que estão comprando) … e o concurseiro estudando. Todo mundo pensando na ceia de natal … e o concurseiro estudando. Todo mundo doido para se espremer na praia … e o concurseiro estudando.  Claro que o resultado não poderia ser outro … é mesmo de ficar de saco cheio.

Já está de saco cheio de tantos motivos para ficar de saco cheio? Olha que nem comecei a falar dos motivos internos para isso, aqueles que nascem dentro de sua cabecinha, estão presos dentro do seu peito e praticam o nobre esporte de torturar sua pobre alma. Acredite, você não está de saco cheio a toa, não mesmo!

RESUMO DA ÓPERA – Não se sinta culpado por estar de saco cheio de tudo … principalmente nessa época natalina. (In)Felizmente é algo natural e previsto de acontecer. Acredite, lidamos melhor com certas coisas quando as aceitamos.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE – Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

Confira na íntegra.